Novo Calendário do PIS 2023

Veja as datas de pagamento atualizadas para o PIS 2023

O PIS (Programa de Integração Social) é um benefício pago aos trabalhadores da iniciativa privada que contribuem para o fundo de amparo ao trabalhador. O PIS é um direito garantido pela Constituição Federal e tem como objetivo promover a integração social e econômica dos trabalhadores.

Quem tem direito ao PIS?

Para ter direito ao PIS, o trabalhador precisa atender aos seguintes requisitos:

Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos

O cadastro no PIS é feito automaticamente na primeira vez que o trabalhador é contratado com carteira assinada. O número do PIS é o mesmo do NIS (Número de Identificação Social) ou do NIT (Número de Identificação do Trabalhador).

Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base

O ano-base é o ano anterior ao do pagamento do PIS. Por exemplo, para receber o PIS em 2023, o trabalhador precisa ter trabalhado em 2022.

PIS 2024 - COMO CONSULTAR E SACAR

SAIBA AGORA →

*Você será redirecionado a outro site

Ter recebido até dois salários mínimos de remuneração mensal no ano-base

A remuneração mensal é a soma de todos os rendimentos do trabalhador, incluindo salário, horas extras, comissões, gratificações, etc.

Ter os dados informados corretamente pelo empregador na Rais ou no eSocial

A Rais (Relação Anual de Informações Sociais) e o eSocial são sistemas que reúnem as informações dos trabalhadores e das empresas. O empregador é responsável por enviar os dados dos seus funcionários para esses sistemas, de forma a garantir o direito ao PIS.

Como consultar o calendário do PIS 2023?

O calendário do PIS 2023 foi aprovado pelo Conselho do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) e divulgado pela Caixa Econômica Federal, que é o banco responsável pelo pagamento do benefício. O calendário do PIS 2023 é o seguinte:

Nascidos em janeiro: a partir de 15 de fevereiro

Nascidos em fevereiro: a partir de 15 de fevereiro

Nascidos em março: a partir de 15 de março

Nascidos em abril: a partir de 15 de março

Nascidos em maio: a partir de 17 de abril

Nascidos em junho: a partir de 17 de abril

Nascidos em julho: a partir de 15 de maio

Nascidos em agosto: a partir de 15 de maio

Nascidos em setembro: a partir de 15 de junho

Nascidos em outubro: a partir de 15 de junho

Nascidos em novembro: a partir de 17 de julho

Nascidos em dezembro: a partir de 17 de julho

O calendário do PIS 2023 leva em conta o mês de nascimento do trabalhador. Isso significa que o trabalhador pode sacar o benefício a partir da data indicada para o seu mês de nascimento, até o dia 28 de dezembro de 2023.

Como consultar o valor do PIS 2023?

O valor do PIS 2023 pode variar de R$ 96 a R$ 1.302, dependendo do número de meses trabalhados no ano-base. O valor é proporcional ao tempo de serviço, sendo que cada mês equivale a 1/12 do salário mínimo vigente na data do pagamento.

Para consultar o valor do PIS 2023, o trabalhador pode acessar o site da Caixa, o aplicativo Caixa Trabalhador, o telefone 0800-726-0207 ou o internet banking da Caixa, se for correntista. O trabalhador também pode consultar o valor do PIS 2023 em uma agência da Caixa, em um caixa eletrônico da Caixa ou em uma casa lotérica, mediante apresentação do Cartão Cidadão e de um documento de identidade.

Como sacar o PIS 2023?

Para sacar o PIS 2023, o trabalhador tem as seguintes opções:

Crédito em conta

O trabalhador que tem conta corrente ou poupança na Caixa recebe o PIS 2023 automaticamente na sua conta, conforme o calendário do benefício. Essa opção é válida para os trabalhadores que têm conta na Caixa há pelo menos um ano e que não tenham restrições cadastrais.

Cartão Cidadão

O trabalhador que tem o Cartão Cidadão pode sacar o PIS 2023 em um caixa eletrônico da Caixa, em uma casa lotérica ou em um correspondente Caixa Aqui, mediante digitação da senha do cartão. O Cartão Cidadão é um cartão magnético que permite o acesso aos benefícios sociais e trabalhistas. O trabalhador pode solicitar o Cartão Cidadão pelo telefone 0800-726-0207 ou em uma agência da Caixa.

Documento de identidade

O trabalhador que não tem o Cartão Cidadão pode sacar o PIS 2023 em uma agência da Caixa, mediante apresentação de um documento de identidade original com foto. O documento de identidade pode ser a carteira de identidade, a carteira de trabalho, a carteira de habilitação, o passaporte ou outro documento oficial equivalente.

Luis Coelho

Entusiasta do marketing, apaixonado por ajudar pessoas através de conteúdos

Compartilhe seu amor
Luis Coelho
Luis Coelho

Entusiasta do marketing, apaixonado por ajudar pessoas através de conteúdos

RECEBA CONTEÚDOS NO SEU WHATS APP:

QUERO RECEBER >>>